Prolapso Genital

Fisioterapia para reabilitação do assoalho pélvico

É a descida ou desabamento dos órgãos pélvicos através da vagina, como consequência da fraqueza do assoalho pélvico e principalmente pelas fáscias e ligamentos de sustentação das seguintes estruturas:  da  uretra (parede anterior da vagina), bexiga (anterior), útero (superior) e reto (posterior).
O tratamento de fisioterapia trabalha em todos os 3 graus do prolapso, porém no grau 3 o objetivo da fisioterapia será fortalecer e tornar funcional o assoalho pélvico para depois ser feita a cirurgia .

Cistocele – Conhecida popularmente como “bexiga caída”. A bexiga desce pelo canal vaginal. •Uretrocele – Quando recebe um apoio insuficiente da vagina ou da fáscia, a uretra vai para trás e para baixo.

Enterocele – Herniação da bolsa de Douglas alongada que acompanha um prolapso uterino (Descida do útero).

Retocele – Descida do reto pelo canal vaginal. Quase sempre esta relacionado a epsiotomia  e as lacerações do períneo durante o parto.

Prolapso uterino – Quando o útero desce e fazendo descer também a abobada da vagina, ficando esta invertida. Esse prolapso esta ligado a cistocele e enterocele. São descritos 3 graus de prolapso.